TV Digital – coisas realmente interessantes

De cada vez que passa um anúncio de uma qualquer plataforma de tv digital penso sempre que me estão a vender funcionalidades técnicas que pouco ou nada acrescentam à minha felicidade quando há outras que podiam fazer realmente a diferença para o utilizador. É nitidamente um produto que pensa mais no engenheiro que o concebeu que no gajo que o vai usar.

Por isso, eu, usador da coisa, deixo aqui de borla 2 ou 3 coisas que seriam realmente interessantes para a minha tv digital:

. Promos dos programas

Sempre que dá um anuncio de um filme ou serie a anunciar o dia e hora a que vai dar apetece-me clicar no botão e dar ordem de gravação. A promos passariam a funcionar tipo banner, com acções associadas. E sim, poupar-me-iam horas de navegação pelo EPG a procurar o programa e a dar a dita ordem.

. Audio alternativo

Outro dia descobri que o Euronews emite dois canais de audio: o original e o alternativo, em português. Pensando nos mais velhos que já não conseguem acompanhar a leitura das legendas, ou nos mais novos que ainda não sabem ler, podiam ser emitidas programas com o audio original e a versão dobrada. E cada um escolhia a sua.

. Legendas dos programas

Por questões de acessibilidade, a introdução das legendas através da box levaria os programas em português a todos aqueles que não ouvem mas podem ler. E não só. Como tenho tv no quarto, muitas vezes não posso ver programas nacionais para não ter o som audível. Mas posso ver programas estrangeiros porque têm legendas.

Além destas coisas, era bom que os EPG’s estivessem realmente certos no inicio e fim dos programas para que as gravações não viessem cheias de lixo antes e ficassem cortadas no fim.

E prontus… como diz o povo.Era só isto. Deixem lá a porra do multi-cam, dos jogos de futebol interactivos, do 3D, dos mosaicos e outras porras sem o mínimo interesse e que ninguém usa porque aquilo que queremos efectivamente fazer é bezerrar em frente ao aparelho, tal como foi pensado no inicio dos tempos.

Nada mais.

One Reply to “TV Digital – coisas realmente interessantes”

Comments are closed.